ASSOCIAÇÃO DE MORADORES PARA PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO – PRODENTE CNPJ: 05100871000109

ASSOCIAÇÃO MODENA TERZO MONDO. ODV VIA MANTEGNA 215. MODENA.

CNPJ 94041990360

PROJETO DE RECUPERÇÃO DA VEGETAÇÃO NATIVA E MELHORAMENTO DE PASTAGEM DAS ÁREAS DEVASTADAS PELO FOGO NO ASSENTAMENTO TAPERA DOS VITAL

TÍTULO:

Projeto Renascer.

No ano de 2020, a comunidade Tapera dos Vital e região, passaram por momentos difíceis, com uma grande queimada que durou vários dias, devastando áreas de mata nativa, pastagens, cercas, alem de matar vários animais silvestres e domésticos. Foram dias de grande aflição para todos, mas com a união dos moradores juntos aos bombeiros, conseguiram conter o fogo.

Tendo em visto o desastre ambiental causando pela queimada, há uma necessidade de desenvolver ação de recuperação da vegetação nativa e medidas que reduzem os danos causados na comunidade

Os criadores de animais estão passando por dificuldades para alimentar seus rebanhos tendo em vista que o fogo devastou boa parte da pastagem. Por isso faz-se necessário melhorar os campos de pastagens com introdução de culturas forrageiras com o objetivo de servir de suporte alimentar para os animais no período de escassez de alimentos. Para isso é importante realizar capacitação de fabricação de ração caseira para os criadores a fim de permitir o aproveitamento dos produtos forrageiros da comunidade e melhorar a qualidade da criação dos animais.

OBJETIVO:

Recuperar a vegetação nativa dos danos causados pelas queimadas buscando reduzir seus efeitos nos ecossistemas naturais e nos sistemas produtivos do Assentamento Nova Terra/ Tapera dos Vital.

OBJEITIVOS ESPECÍFICOS:

  • Produzir mudas de plantas nativas para recuperar áreas de vegetação destruída pelo fogo;
  • Adquirir mudas de plantas nativas através de entidades parceiras;
  • Produzir mudas de espécies forrageiras para introduzir nos quintais produtivos das famílias;
  • Realizar capacitação sobre manejo e uso da caatinga buscando a preservação e prevenção contra fogo;
  • Realizar oficinas de fabricação de ração balanceada caseira, aproveitamento e estocagem de forragens da caatinga.

DEFINIÇÃO DA ÁREA:

O projeto abrangerá a área do assentamento Nova Terra/Tapera dos Vital que foi acometido com as queimadas no mês de outubro de 2020 com dimensão de aproximadamente 6.600ha.

ABRANGÊNCIA:

O projeto irá atingir 6.600ha correspondentes a área da propriedade do Assentamento Nova Terra/Tapera dos Vital da qual 80% foi devastada pelo fogo e seu entorno. Atenderá diretamente 115 famílias e indiretamente 220 famílias. Serão introduzidas 10.000 (dez mil) mudas de plantas nativas e 4.000 espécies forrageiras durante dois anos (2021 a 2022) O plantio de mudas de variedades forrageiras servirá para garantir suporte na alimentação dos rebanhos (caprinos, ovinos e bovinos) principalmente no período de estiagem. Será realizado oficina de ração caseira.

METODOLOGIA:

Produção de Mudas

Na etapa de produção mudas será criado um grupo de 12 pessoas que serão responsáveis pelo viveiro e produção de mudas. Terão a incumbência de mobilizar a comunidade para aquisição de sementes, saquinhos, esterco e preparo de mudas. O grupo é responsável para cuidar e gerenciar o viveiro. Após isso será criado o espaço especifico a ser utilizado para produção de mudas (uma espécie de viveiro simples).

A aquisição de sementes das espécies nativas será realizada por mutirões de coleta de sementes na caatinga em áreas que não foram atingidas pelo fogo; Campanha de arrecadação de sementes nas comunidades e Casas de Sementes. Será realizada uma campanha na comunidade e através dos meios de comunicação para aquisição de saquinhos para plantio das mudas, os sacos podem ser embalagem de 1kg de arroz, açúcar, massa de milho etc.

APOIO E PARCERIAS:

Serão buscados apoio e parcerias de outras entidades/instituições com a finalidade de contribuir na aquisição/doação de insumos que viabilize a execução do projeto, como: sementes, saquinhos de mudas, produtos alimentícios.

RESULTADOS:

Ao final do projeto terá 10 mil novas plantas compondo a vegetação nativa da região da Tapera dos Vital, contribuindo no equilíbrio da dinâmica do ecossistema; pelo menos 20 famílias agricultoras terão seus quintais com suporte forrageira para garantir a alimentação dos animais no período de estiagem; terão 50 famílias capacitadas para produzirem feno e ração balanceada para alimentação dos animais durante todo o ano; Maior envolvimento das pessoas nos cuidados, ações e mobilizações para melhoria da comunidade.

 

GENIVALDO RIBEIRO BARRO   CPF: 342.662.743-34

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

PARA PRODUCÃO E DESENVOLVIMENTO-PRODENTE

 

LUCA MUCCI

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE MODENA TERZO MONDO

ODV VIA MANTEGNA 215. MODENA. CNPJ: 94041990360